
No dia 08 de maio, o Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA) promoveu uma reunião na FIESP, com a palestra “Propaganda e Marketing – a alma do agronegócio: criando realidades e conquistando corações e mentes”, ministrada por José Luiz Tejon. O evento contou com a participação de associadas e convidados.
Durante a palestra, Tejon reforçou a importância da comunicação que valoriza a origem dos produtos, a emoção, a escolha do consumidor e a venda. Segundo ele, o marketing é capaz de apresentar aquilo que as pessoas ainda nem sabiam que desejavam. Apontou a constante necessidade de superação no campo, onde cada safra exige renovação de forças e estratégias por parte dos produtores.

Tejon também destacou o papel fundamental da Embrapa e dos profissionais técnicos do setor, como agrônomos e especialistas, além da necessidade de se combater a desinformação e a manipulação. Em contrapartida, o Brasil possui inúmeros ativos positivos: uma diversidade cultural rica, posição estratégica no cinturão do planeta, produção sustentável e protagonismo crescente no cenário global.
A valorização da pesquisa científica, o papel estratégico das cooperativas, o consumo consciente e o fortalecimento da imagem do Brasil como produtor mundial de alimentos também estiveram entre os pontos abordados. O palestrante criticou a ausência de valorização dos nomes nacionais de destaque e elogiou a contribuição única das mulheres no agro, que têm acelerado processos de inovação e transformação no setor.
“Tejon trouxe reflexões sobre o poder da comunicação no agro, destacando não apenas a importância de valorizarmos a origem e a emoção dos nossos produtos, mas também a necessidade de combatermos a desinformação com informações de qualidade. Foi um encontro enriquecedor, que reforça o quanto o marketing bem feito pode ser uma ponte entre o campo e o consumidor,” destacou Regina Margarido, vice-presidente do NFA.”
Por Agência Agrovenki