No dia 22 de maio foi realizada a reunião do NFA, organizada pelo Grupo Produção, com o tema “Produzindo o Agro do Futuro: Desafios e Oportunidades”, na Harven Agribusiness School, em Ribeirão Preto, SP.
A reunião contou com a participação dos palestrantes Marcos Fava Neves, Júlia Cavalheri Tittoto, Luciana Dalmagro, Paulo de Araújo Rodrigues e Walter Biagi Becker que discutiram as tendências, desafios e oportunidades no agronegócio brasileiro.
A associada Patricia Calil, do Grupo Produção, iniciou a apresentação do período da manhã, explicando a metodologia de trabalho do NFA neste ano, enfatizando a divisão em grupos e os objetivos estabelecidos para o desenvolvimento da reunião.
A primeira palestrante, Julia Tittoto, coordenadora executiva da Harven, expôs a proposta do Curso de Graduação da Harven, destacando os diferenciais da instituição, como uma referência na formação de profissionais para o agronegócio.
O Professor Marcos Fava Neves ressaltou a importância da agricultura circular, biodiversidade, tecnologia, inteligência artificial e a ligação com o consumidor. Destacou o Brasil como referência mundial na produção de alimentos, conhecido como a “fábrica de comida do mundo”, e comentou sobre o crescimento significativo na produção de soja, milho e algodão, além do avanço do mercado de exportação de carnes, que tem incentivado a distribuição de renda. Ele também abordou as energias renováveis e as oportunidades com exportações de produtos embalados destinados ao varejo e food service, finalizando com perspectivas altamente positivas para o futuro do agronegócio.
Luciana Dalmagro, produtora em avicultura e representante da quinta geração de sua família, fez sua explanação sobre a sustentabilidade no agronegócio. Falou sobre o crescimento da demanda por alimentos, geração de renda, interação de atividades e a implantação de práticas sustentáveis como energia solar, reuso de água, biocompostadores, economia circular e construções eficientes. Frizou a utilização de inteligência artificial, inovação, tecnologia e o conceito de parcerias e gestão de pessoas, além da diversidade de ideias e novos negócios.
Walter Biagi Becker compartilhou sua trajetória e alguns pontos de sua atuação no grupo Zanini Renk, indústria 4.0. Ele destacou a automação, medição de produção, garantia de qualidade, custo industrial e definição de tecnologia. Walter discutiu os obstáculos e desafios no agronegócio para a tomada de decisões que possam definir as melhores escolhas no processo sucessório.
Encerrando as palestras do dia, Paulo Rodrigues, abordou a estrutura societária, governança e gestão. Enfatizou a importância de contar com colaboradores capacitados, sistemas de produção, respeito à biodiversidade e conformidade com a legislação. Rodrigues destacou os desafios do futuro, muitas vezes com previsões incertas, e a necessidade de processos de melhorias constantes, gestão de pessoas e gestão de projetos.
No período da tarde, houve uma interação entre as associadas e alunos da Harven, onde houve troca de vivências e foram compartilhadas experiências e realizações.
Por Agência Agrovenki