Comandaram os debates o ex-ministro da Agricultura e professor, Roberto Rodrigues, e o economista Alexandre Mendonça de Barros
O Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA) se reuniu na última terça-feira (07) no prédio da Fiesp, na capital paulista, para debater o momento atual do Agro, bem como os cenários econômicos para 2022. O evento híbrido – que encerrou com chave de ouro os trabalhos do Núcleo em 2021 – contou com a participação do ex-ministro da Agricultura e professor, Roberto Rodrigues, e do economista Alexandre Mendonça de Barros.
“Nós achamos que seria interessante debater sobre macroeconomia, sobre o resultado desse ano e as perspectivas para o ano seguinte”, disse Carla de Freitas, na abertura do encontro. Na sequência, ela comandou uma homenagem ao Roberto Rodrigues, que sempre incentivou a presença feminina no agronegócio. “Para mim, são as mulheres que mandam no mercado. E eu gostaria que elas crescessem cada vez mais no setor”, frisou o professor.
Depois, Alexandre deu início a sua palestra, primeiro, agradecendo pelo convite e depois apresentando a atual conjuntura econômica do agro para as participantes do encontro. “Eu acho que nós estamos em um ponto de virada, que requer que tomemos uma série de atenções, porque muita coisa está mudando de tendência no próximo ano. Uma combinação que está acontecendo é que a macroeconomia internacional e brasileira vão gerar uma mudança importante nos principais fundamentos dos preços agrícolas”.
De acordo com o economista, em 2022, o PIB deve crescer pouco, entre 0 e meio 0,5%. Paralelo a isso, o real deverá seguir desvalorizado no primeiro semestre do ano. Mas esse cenário poderá mudar, segundo o economista, dependendo do andamento das eleições presidências.
Já o professor Roberto Rodrigues reforçou temas que, para ele, a pandemia da Covid-19 escancarou: a sustentabilidade e segurança alimentar. “O governo do mundo todo deseja que o povo seja alimentado. E quem é o agente capaz de produzir segurança alimentar? O produtor rural”.
Ao término do encontro, Carla de Freitas agradeceu a participação de todos, fez questão de entregar um presente para o Roberto Rodrigues e agradeceu todos que estiveram presentes no evento, seja presencialmente ou on-line. Por fim, desejou boas festas a todos.
Por Assessoria de Imprensa Agrovenki
Crédito da foto: Divulgação