Participaram do encontro, realizado nos dias 2 e 3 de maio, cerca de 15 associadas
A acolhida foi feita pelas associadas de Ribeirão Preto que, no dia 2, promoveram uma palestra sobre fertilizantes, proferida pelo sr. Mario Barbosa, experiente profissional do setor. Barbosa abordou temas importantes e atuais, como a necessidade de importação das matérias-primas essenciais para a produção de fertilizantes ‒ gás natural, potássio e fósforo ‒, bem como a atuação de vários setores industriais no ciclo produtivo desses insumos. Ao final, a discussão capitaneada pelo palestrante abordou temas como construção do solo e fertilização orgânica.
No dia 3, as associadas visitaram as instalações da Usina São Martinho, um dos maiores grupos sucroenergéticos do país, localizada em Pradópolis, município próximo a Ribeirão Preto.
O NFA foi recebido pela Diretoria e por um grupo de mulheres colaboradoras dos setores agrícola e industrial do Grupo São Martinho. Na palestra de boas-vindas, essas profissionais apresentaram sua formação bem como sua história dentro do GSM, falaram de processos do dia a dia, de investimentos em tecnologia de produção, segurança do trabalho, sustentabilidade, governança e produtividade.
A visita teve início no COA, o Centro de Operações Agrícolas, uma sala de inteligência que monitora todas as atividades realizadas no campo em tempo real, por meio da tecnologia de transmissão de dados 4G implantada pelo GSM.
No COI, o Centro de Operações Industriais, também uma sala de inteligência, técnicos monitoram e dão assistência a toda a parte industrial daquela planta. Assim, as associadas puderam conhecer de perto o lado inovador do GSM, que vem desenvolvendo tecnologias de ponta junto à Embraer, ao Cubo Agro (em parceria com o Cubo Itaú) e à Ericsson, junto à qual busca a conectividade 5G para integrar suas fazendas.
As associadas visitaram, também, a área em que se dá a produção de mudas pré-brotadas, distribuídas nas fazendas que suprem as 4 unidades do GSM. Também conheceram a técnica de plantio chamada “meiosi” (MÉtodo Intercalar Ocorrendo SImultaneamente).
Importante ressaltar o exemplo de gestão apresentado, que observa rigorosamente os valores ESG, além da motivação e comprometimento evidente de todos os colaboradores.
Foi uma visita extremamente rica, que proporcionou a todas, além de conhecimento, enorme satisfação.
Por Assessoria de Imprensa Agrovenki
Crédito da foto: Divulgação/NFA