Pular para o conteúdo

Experiência que soma

  • por

Retrospectiva NFA: Gestão 2019/2020 presidida por Maria Antonieta Guazzelli

A presidência do Núcleo Feminino do Agronegócio é levada a termo com dois anos de gestão e este biênio 2019/2020 esteve sob a condução da agropecuarista Maria Antonieta Guazzelli. De acordo com todas as integrantes do Núcleo, o NFA teve sempre a satisfação de contar com ótimas presidentes, o que muito impulsiona o crescimento da entidade, assim como consolida os conceitos e ações essenciais do grupo.

“Em 2019, no início da minha gestão, juntamente com a produtora rural e pecuarista, Maria Cristina Bertelli como vice-presidente, fizemos um levantamento de temas importantes do nosso negócio e submeti à avaliação de todas as associadas para que fossem classificadas quanto à prioridade de cada uma nos seus negócios. A consolidação desse trabalho nos trouxe uma lista de temas a serem desenvolvidos e classificados por todas”, lembra Antonieta.

“Desta maneira, o planejamento de trabalho da nossa gestão foi definido de forma assertiva e objetiva”.

As reuniões mensais do NFA no ano passado foram presenciais, com grande aproveitamento para a troca de conhecimentos e, com frequência, apoiadas pela participação de um palestrante convidado a fim de agregar informação especializada aos temas planejados. Como exemplo: , ‘Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes’ – Maria Tereza Resende; ‘Avaliação do cenário do Agro e perspectivas’ – Sidnei Machio e Silmar César Muller;  Palestra UBS – ‘Planejamento sucessório’ – Fernanda Trombini; a palestra sobre Gestão Tributária – Dra. Isabel Calish -, o Fórum discussão (Custos Consultorias Técnicas) – Maressa, Flávia Barbosa e Márcia Costa; Apresentação do head de Agro – Carlos Aguiar; Operações disponíveis para o Agro – Investimentos e Custeios. Apresentação na Fazenda Palmito – ‘Propósito’, com Rubens do Deep Learning Institute e Miguel Cavalcanti com o Workshop Revisão da Estratégia de Negócio da sua Fazenda.

E em outubro, além da reunião interna, falando sobre a viagem à Israel para conhecer e avaliar Tecnologias para o Agro, o tema Governança ‘Dentro da porteira’ – Maria Antonieta. Houve também a palestra ‘Propósito’ – Golden Circus (Maria Thereza); Livro Bem-Estar Animal (Entrega e autógrafos – Carmen); Palestra do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales.

“Importante frisar que cada uma das associadas ao NFA, a despeito de suas atividades diferenciadas, tem obtido sucesso, destaque e resultados positivos. E, através de nossas amigas e amigos apoiadores na nossa missão, temos acesso a empresas, governos, escolas, instituições financeiras, etc. Com isso, conseguimos representar o núcleo, marcando nossa participação nos mais relevantes encontros nacionais e internacionais, onde as mulheres do Agro são ouvidas e respeitadas. Em abril, a nossa participação no Agrishow, discutindo Automação X Mão de Obra, e em outubro, no Congresso das Mulheres do Agronegócio, palestrando sobre Governança Dentro da Porteira”

Neste ano de 2020, com a chegada da pandemia, muitos temas das reuniões tiveram de ser revistos, pois o foco de todos os negócios se voltou para esta questão urgente. “Diante deste cenário, as reuniões passaram de presenciais para virtuais, fato que nos proporcionou também uma reavaliação das ferramentas utilizadas para divulgação dos nossos trabalhos. Logo nos primeiros encontros virtuais, sentiu-se a necessidade de adaptações, porém, o que prevaleceu foi a certeza de que nesses momentos tão difíceis, talvez os mais difíceis de nossas vidas, é reconfortante pertencer a um grupo que se apoia como o NFA.

O grupo sempre pontuou a importância de divulgar, valorizar, difundir e fortalecer o agronegócio. É importante que estejamos abertas, atualizadas, criando e participando de redes de relacionamentos. Compartilhar informações de maneira verdadeira e conscienciosa é uma ação que vem de encontro ao nosso propósito.

Nesse modelo de comunicação, tivemos a satisfação de participar da live do Canal Terraviva, em maio, no Programa Agro360 Especial Mulheres, onde profissionais com forte atuação em diversos segmentos no país (agronegócio, economia, comunicação, política) puderam compartilhar suas experiências à frente de cargos de gestão e liderança durante a pandemia. No hall dessas profissionais, estavam inseridas as integrantes do NFA Cris Bertelli e eu. A live proposta pelo NFA e Grupo Roncador, foi realizada em setembro e abordou o tema ‘Aliando resultado à sustentabilidade – Caminho/Gestão/Carbono. Foi conduzida por Petterson Penido Dalla Vecchia, e aberta para perguntas e respostas. E, em outubro tivemos o ‘Encontro com Xico Graziano’, como palestrante convidado, que dissertou sobre ‘Fatos e Mitos do Agro/Política Ambiental X Agro/Certificação Ambiental’.”

Além das redes sociais, interagindo no dia a dia com notícias do agronegócio, compartilhando eventos especiais como a presença no NFA no Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio, edição 2020, no Congresso Virtual de Bem-Estar Animal – Don’t Forget the Animals – com Carmen Perez como palestrante; na entrevista de Carla de Freitas cedida ao Instituto Millenium (You Tube) sobre a ligação entre produção e meio ambiente com desenvolvimento do agronegócio com sustentabilidade; e no lançamento do livro da nossa associada Chao En Hung, a obra ‘Da China ao Brasil’, o ano de 2020 foi motivo de muitas postagens e comemorações aos 10 anos de NFA. Entre os depoimentos das integrantes, desde as recém-chegadas ao grupo até as pioneiras do NFA, a mensagem que expressa a opinião de todas é: ‘Passou muito rápido, uma década já. Grupo de mulheres fortes que trabalham defendendo esse nosso Agro, um grupo de amizades, de troca de experiências. Quantos ensinamentos tivemos, quantos cursos e palestras participamos. Foi um tempo maravilhoso. Esperamos que nos próximos 10 anos as mais jovens do grupo continuem com essa garra, vontade e determinação’.

As reuniões virtuais de 2020 tocaram e discutiram assuntos, com palestrantes convidados, como: Roberto Grecelle ‘Pés na fazenda e ouvidos no mercado’; Ministro Roberto Rodrigues ‘Cenário/Efeitos Covid-19 e Focos de Governança no Agronegócio’; Professora Elismar da Fundação Dom Cabral ‘Governança nas empresas familiares’; José Luiz Tejon com ‘Planejamento Estratégico do Agribusiness Brasileiro e a Imagem do Agro’; Paulo Machado, Professor da ESALQ ‘NFA qual é o produto? – Visão, propósitos, valores, princípios’; Samanta Pineda ‘Os princípios das leis devem conciliar desenvolvimento e conservação ambiental’; Ministra da Agricultura Tereza Cristina ‘A comunicação e os mercados’.

Passando o bastão para a próxima presidente do NFA, Maria Antonieta Guazzelli comenta sobre estes dois anos: “Foi um período de muito aprendizado para mim. Não somente na esfera técnica, mas da relação humana de como conduzir um grupo de mulheres tão especiais, tão diferenciadas como é nosso NFA. Tudo isso me proporcionou um crescimento muito grande, profissional e pessoal. E este período de pandemia em 2020 acelerou ainda mais esse aprendizado, porque foi necessária a adaptação, a busca de uma nova forma de trazer informações para o grupo, a fim de que ele continuasse seguindo a sua linha evolutiva. Uma nova lição que abraçamos com coragem e que se traduziu em um ensinamento precioso. Foi uma grande honra presidir o grupo nestes dois anos, e tenho profunda gratidão a todas pelo companheirismo, amizade e, principalmente, pelo apoio. 

Um período abençoado!

Me esforcei para aproveitar todas as oportunidades, fazer o melhor, trazer o máximo de conhecimento ao NFA, buscando potencializar a eficiência e os resultados profissionais e pessoais para todas nós”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *