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Divulgar o Melhor do Agro

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Grande apoiadora do Agro, Cris Bertelli, vice-presidente do NFA, acredita na ética, transparência, respeito e profissionalismo

Uma das características do trabalho desenvolvido pelo Núcleo Feminino do Agronegócio é sem dúvida a de gerar um aprendizado coletivo. Suas integrantes têm objetivos comuns e, ao mesmo tempo, compartilham o que há de melhor em suas carreiras. Quem esclarece essa ideia é a vice-presidente do NFA, produtora rural, pecuarista e diretora executiva do Canal Terraviva do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Maria Cristina Tupinambá Bertelli.

Ela esteve envolvida com o Agro desde sempre. Conta que seu pai foi apaixonado pelo agronegócio, sustentabilidade e meio ambiente. “Ele era um grande defensor da natureza, e sempre foi um exemplo pra mim, me deixando esta herança maravilhosa da paixão pelo Agro”, comenta.

Desde pequena, Cris acompanhava o pai às exposições de animais no Parque da Água Funda, em São Paulo, e mais tarde foi fazer Zootecnia, quando então reforçou sua vocação para trabalhar com pecuária e com o agronegócio.

É certo que a participação ativa de mulheres no Agro é forte e significativa, mas ela precisa ser mostrada e incentivada, sempre. “Desde a faculdade eu tinha a certeza que de que no Agro existia muito espaço para as mulheres, nunca duvidei disso, e segui em frente, incentivando constantemente mais mulheres a vencer os obstáculos que apreciam em suas trajetórias”, expõe Cris, que foi,durante cerca de 15 anoscoordenadora de grandes feiras, como Feicorte, Feileite e Feinco, que se tronaram referências de eventos agropecuários nacionais.

“Com a chegada do NFA, o que mudou foi que passamos a nos organizar a trocar experiências. Deixamos de ser indivíduos para formar um coletivo. O Núcleo Feminino do Agronegócio é um grupo de trabalho sem fins econômicos e políticos, de caráter promocional e profissional, formado por produtoras que se reúnem mensalmente com o objetivo de compreender melhor o setor e adquirir conhecimentos para melhor conduzir seus negócios. Acredito que formalizar o NFA como uma Associação, ‘virar gente grande’, foi uma grande conquista, proporcionando o aumento do grupo e a definição da nossa missão, valores e a visão do futuro do Núcleo. Inspiramos a criação de outros grupos de Mulheres do Agro e formamos diversas líderes nestes 10 anos também. Trata-se de um grupo de ‘aprendizado coletivo’, que prioriza a troca de experiências, de informações comerciais e iniciativas em conjunto que podem ter resultados suplementares”.

Para Cris Bertelli, os fatores de maior importância dentro de uma gestão de negócios são a ética, transparência, respeito e profissionalismo. “No NFA, trabalhamos como um time, trocando ideias, dividindo tarefas com a diretoria e delegando o trabalho. Se tivesse que destacar 10 palavras para definir o NFA, diria: Orgulho, parceria, amizade, cumplicidade, sucesso, profissionalismo, dedicação, coragem, transparência e resiliência”.

Maria Cristina Bertelli também faz parte do Comitê de Agronegócio do Grupo Mulheres do Brasil e assumiu a diretoria do Canal Terraviva em plena pandemia do Corona Vírus. “Tivemos um grande desafio pela frente, unir o agronegócio com a comunicação; setores que não podem parar. Estamos sempre em transformação, como ocorreu no Terraviva, a exemplo do Programa Agro360, que era gravado e hoje é ao vivo, com os convidados de expressão profissional conectados, cedendo entrevistas de vários assuntos e setores relevantes ao mercado”. 

“Especialmente neste período atual de crise, estamos preocupadas com as pessoas, com a união e com uma comunicação eficiente e de credibilidade. É importante mostrar as coisas boas que estão sendo feitas, como por exemplo, a expansão da solidariedade dentro do Agro, e não apenas noticiar a parte ruim do processo. Quanto ao NFA, seguimos divulgando nosso trabalho através de bons exemplos, dividindo nossas dificuldades e nossos sucessos, apoiando uma às outras”.

“Igualmente importante e essencial para o desenvolvimento do Núcleo é participar de eventos, bem como utilizar os diversos meios de comunicação para divulgar o nosso trabalho com transparência e credibilidade”.

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