Encontro, aberto a todos interessados, teve como objetivo disseminar informações relevantes sobre o Agro
O Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA) promoveu no dia 15/10, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista, mais uma reunião especial. Sobretudo, o encontro teve como objetivo disseminar informações relevantes sobre o setor, a fim de capacitar a todos visando o crescimento como um todo do agronegócio brasileiro.
A presidente do NFA, Carla de Freitas, foi a responsável pela abertura do evento. Depois, a outra integrante do NFA, Letícia Zamperlini Jacintho apresentou detalhes sobre a Associação “De Olho no Material Escolar – Plantando Verdades, Colhendo Conhecimento”, a qual preside. Trata-se de um grupo formado por pessoas preocupadas com o conteúdo das apostilas escolares, que tem como objetivo disseminar a realidade da produção rural brasileira e toda a sua cadeira para o material didático.
“Há uma história única, destorcida, defasada sobre o agro sendo contada nos materiais escolares das nossas crianças. Retratam o agro como um setor que fomenta injustiça, opressão e destruição. Não se deve simplificar em um olhar único e enviesado uma história rica, complexa e multifacetada, e deixar que essa história seja a única definitiva a ser contada a milhões de crianças e jovens brasileiros”.
Dessa forma, Letícia conta que os trabalhos dessa associação têm como objetivo pedir a revisão do material escolar, corrigindo a forma como o Agro é retratado, para que esse debate possa enriquecer os livros, auxiliar os professores e alunos com informações reais sobre o setor. “Propomos apoiar o setor público, escolas, editoras e autores a aprimorar o material didático, contribuindo para uma visão mais científica, baseada em fatos e dados oficiais”, cita a presidente da Associação “De Olho no Material Escolar”.
Por fim, Letícia finalizou a sua apresentação convidando a todos a se associarem também ao grupo e apoiando a causa. Para saber como, basta entrar em contato com a Associação através dos seguintes contatos: [email protected] ou pelo Instagram @DeOlhoNoMaterialEscolar.
Momento homenagem
Ainda durante a reunião foi feita uma homenagem ao consultor de gestão de projetos de pecuária de corte, Francisco Vila, um dos responsáveis pela criação do NFA, há 10 anos. “A agropecuária fez um salto gradativo na tecnologia nos últimos 25 anos. Eu que vivi em seis países, naturalmente eu tenho uma visão de fora da porteira e quando nós criamos os Congressos da InterCorte, nós verificamos uma necessidade de acelerar a comunicação entre os institutos da pesquisa e a fazenda. Além disso, verificamos também que a mulher tem uma capcacidade maior de aprender porque ela tem menos ideais pré-definidas, como mãe, como uma pessoa que tem três, quatro funções ao mesmo tempo, a mulher é mais aberta”, conta Vila relembrando como surgiu a ideia de se criar o grupo.
E na sequência completou dizendo. “Com a aproximiação dos elos da cadeia produtiva houve uma maior necessidade de compartilhar conhecimento, contatos, para melhorar a perfomance do negócio do agro. E aí juntamos, inicialmente, duas e três mulheres para nos encontrarmos uma vez por mês para ajudar a ampliar a visão de cada uma, e assim o grupo cresceu. Uma nova cultura coletiva para incorporar a tecnologia e os novos modelos de gestão. Eu fico feliz em ver isso funcionando depois de 10 anos e eu acho que isso vai continuar funcionando ainda por mais 10 anos”, acrescenta Vila.
Palestra método agil de construção estratégica na agropecuária
Para finalizar a programação da reunião do NFA, o Zootecnista e mestre em Produção Animal pela Universidade Estadual de Maringá/PR, Antonio Chaker Neto comandou uma palestra para falar sobre método ágil de construção estratégica na agropecuária. “O que eu vou apresentar para vocês é algo construído durante 20 anos de trabalho”, disse ele no início da palestra.
Na sequência, ele falou sobre os principais elementos para uma gestão competitiva da empresa agropecuária por meio de indicadores de desempenho, que revelam custos e resultados. Além disso, ele também abordou outros tópicos, como manejo de pastagem, bem-estar animal e capacitação dos recursos humanos.
Depois, para finalizar mais uma reunião do NFA, os participantes participaram de um almoço especial no Tivoli.
Por Assessoria de Imprensa Agrovenki
Crédito da foto: Divulgação