Pular para o conteúdo

NFA encerra com sucesso os grupos de trabalho de 2024 com destaque para IA e tendências de consumo alimentar

  • por

No dia 02 de setembro, o Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA) realizou, na sede da FIESP, o último encontro dos grupos de trabalho de 2024. Com o tema “Tendências de consumo alimentar e Inteligência Artificial, Maria Antonieta Guazzeli, em nome do Grupo Inovação, fez a apresentação dos palestrantes, trazendo reflexões sobre os desafios enfrentados no agronegócio. Mariana Vasconcelos iniciou com uma discussão sobre o comportamento do consumidor, destacando que o consumo está sendo repensado em face das mudanças climáticas. Ela frisou a importância da tecnologia no armazenamento e na análise de dados para enfrentar esses desafios.

Em sua apresentação, André Rodrigues mostrou as transformações recentes no consumo alimentar, que foram impulsionadas por mudanças climáticas e pelo aumento da busca por alimentação saudável. Ele destacou que essas mudanças começaram há cerca de 10 e o que consumimos hoje reflete na nossa identidade, e que o conceito de sofisticação está cada vez mais associado ao campo e à alimentação natural. André enfatizou que, atualmente, a emoção desempenha um papel essencial nas escolhas alimentares das pessoas, tornando o vínculo entre agro e consumo ainda mais forte.

Por último, Rafael Medeiros abordou como a IA pode oferecer soluções para os inúmeros desafios enfrentados pelo agronegócio. Ele ressaltou que o conhecimento técnico necessário para a implementação da IA está cada vez mais acessível, facilitando o uso no campo. Rafael mencionou que assistentes virtuais especializados para fazendas estão sendo desenvolvidos para otimizar a gestão diária, reduzir custos e trazer inovações tecnológicas ao setor. Ele concluiu que a IA não apenas revoluciona o agro, mas também traz grandes benefícios econômicos e produtivos.

O evento contou com a participação de associadas e convidados, encerrando com sucesso o ciclo de eventos do ano. As palestras e discussões proporcionaram uma rica troca de conhecimentos e experiências, reafirmando o compromisso do NFA em promover a inovação e o desenvolvimento no agronegócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *